quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DESMAME

O filhote deve deixar de mamar na sua mãe por volta de 4 a 6 semanas do seu nascimento. Caso o filhote deixe de mamar antes deste prazo há que ter cuidado,pois isso poderá levar a falta de nutrientes necessários para sua fase decrescimento, como por exemplo o colostro, que e um leite rico em anticorpos que a mãe passa para o filho através de seu leite. Caso ocorra da mãe do filhote nao ter mais leite e possível substituir com um leite próprio para a alimentação de filhotes que vende nos mercados, porem o aconselhável e procurar um veterinário.Quando se passar este período, o filhote devera começar a se acostumar a ficar sem as tetas da mãe. Seus dentes começam a brotar e a mãe se sente desconfortavel em alimentá-los e procura se manter distante de seus filhotes. O primeiro passo e colocar uma papinha de algum produto específico que vende no mercado, ou fazer uma papinha com ração amolecida e leite, e dar para o cachorro. O dono devera dar para o cachorro ate ele se acostumar com o local que a papinha e colocada.(O filhote é encorajado a lamber, ou o alimentador, no caso o dono, coloca o dedo no mingau e depois dentro da boca do filhote.) Deve ser dada uma vez ao dia. Pouco a pouco aumente a freqüência das papinhas ate chegar em 4 ou 5 vezes ao dia. E normal que os filhotes, nos intervalos das papinhas procurem a mãe para mamar um pouco.(Não impeça este contato pois se houver leite dentro da cadela e não for usado, este poderá petrificar e trazer certas inflamações para ela.(mastite)). Quando chegar nos 45-50 dias de idade o filhote poderá ser separado de sua mãe. E de pouco em pouco poderá começar a introduzir a ração normalmente.(vide quantidade de ração de acordo com a idade).(Ha que prestar atenção ao nascimento dos dentes. E sugerido o acompanhamento do veterinário.)

10 comentários:

  1. Boa Tarde Eduardo,

    Conheça nosso site www.cabralia.multiply.com que é do Canil Cabrália / Rottweiler e da Cabrália Rações "Na compra de ração grátis adestramento canino". Abraços, Luiz Duarte

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog. Visite o meu tb:
    http://rottweilersc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. meu nome e ISMAEL, sou de montes claros, eu sempre tive vontade de ter um cachorro grande, mas na minha casa nao tinha espaço para isso, ate que eu hoje casado juntei o util ao agradavel e como tenho a minha casa e necessito de um cao de guarda e tinha vontade de ter um cachorro grande comprei um rottweiler,so que aida nao desmamou e ja nao estou aguentando de ansiedade de poder buscalo braços ISMAEL MOC MG 32 ANOS

    ResponderExcluir
  4. Ai me ajudem!
    Peguei meu caozinho com 35 dias, ele esta comendo raçao umidecida, e esta ainda fazendo coco mole, eh normal; sera que ele vai ter problemas;
    Obrigada
    Carol primericarol@aol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, meu nome é cleber,eu tenho uma linda que tem 30 dias e ela tbm ta fazendo coco mole,mas ja dei a primeira doze do vermifugo (petizi)acho que vai melhorar

      Excluir
  5. quantos dias eles levam pra desmamar

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito legal sua matéria sobre o desmame do rettweiler.
    Eu acompanho este website bem aqui, e acho muito bom as matérias sobre essa raça e muitas outras, mas ainda nao tinha lido nada sobre o desmame.
    Parabéns tá muito show!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo é a primeira vez que minha cadela pariu e não sabia quando desmamar os cachorros...muito claro as informações show!

    ResponderExcluir
  8. Hoje completam 36 dias posso estar pegando a minha filhote ou tem algum problema me ajudem obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite minha filhote está com 45 dias, os outros filhotes machos estão mais forte e comendo bem a ração, esta não quer comer e começou uma diarreia. O q posso oferecer p comer?

    ResponderExcluir